5 dicas para decorar a sua cozinha

A cozinha, antes com status apenas de apoio, vem ganhando destaque nas casas dos brasileiros. O que antes era apenas um espaço, praticamente oculto, agora é local de interação e lazer. O preparo dos alimentos passou a ser um momento de confraternização, compartilhamento de informações e cooperação nas tarefas.

Além de um espaço funcional, passa a ser um cartão de visitas da casa, principalmente quando integrado à sala de estar/jantar. Cria-se a necessidade de um espaço bonito e agradável, onde seja possível cozinhar de forma prazerosa e receber os amigos.

Por outro lado, o cotidiano atual preza pela praticidade, assim a cozinha moderna exige um ambiente planejado e multifuncional.

Separamos cinco dicas de adequação para modernizar sua cozinha.

Procurando um imóvel novo em Piçarras e região?

1. Armários

Seja qual for o espaço disponível de sua cozinha, os armários são a peça-chave para torná-la versátil e prática. E quando são confeccionados sob medida, ganham em praticidade e racionalização do ambiente.

Porém, existe a possibilidade de combinar alguns móveis prontos, disponíveis no mercado. Nesse caso, é importante pensar nos utensílios a serem guardados, para adquirir um armário com as dimensões de sua necessidade. Também vale a pena avaliar o material utilizado na construção dos móveis, considerando além da beleza, facilidade de limpeza e durabilidade.

A altura e as limitações dos moradores é outro ponto para pensar. De nada adianta, um móvel com design moderno, acabamento superior e material de qualidade, mas com dificuldade de acesso aos usuários.

2. Iluminação

A iluminação é um detalhe de extrema importância para a funcionalidade de qualquer cozinha. O projeto de iluminação deve favorecer, principalmente o preparo dos alimentos, com destaque para áreas de trabalho como bancadas e fogão.

A recomendação é sempre aproveitar ao máximo a luz natural. Outra dica é acrescentar luzes de LED ou embutidas nos armários.

3. Eletrodomésticos

Não saia comprando os eletrodomésticos aleatoriamente. É necessário pensar sua cozinha como um todo, além de considerar as especificidades, como localização das tomadas, por exemplo. Esse planejamento vai evitar adaptações que poderão interferir no funcionamento racional de sua cozinha.

Pense no transtorno gerado pela compra de uma linda e moderna geladeira se ela não é compatível com o espaço. Ou na compra de um cooktop quando o espaço existente foi pensado para instalação de um fogão.
A dica é: relacione tudo que você precisa, anote as medidas dos espaços e só depois compre os eletrodomésticos.

4. Revestimentos

Os revestimentos em uma cozinha geram personalidade e podem deixar o ambiente muito mais charmoso e atraente.

Além da beleza, o revestimento deve proteger a parede de respingos de gordura ou outras substâncias, facilitando sua manutenção e limpeza.

A escolha de cor e padrão deve ser de acordo com sua personalidade e alinhado com toda decoração do ambiente.

5. Bancadas

Na hora de projetar a bancada, é preciso considerar a localização dos pontos de saída de água disponibilizados pela construtora. A bancada, além de espaço suficiente para preparar uma receita e montar um prato, deve ter altura confortável para o “cozinheiro”.

Planejando sua cozinha, além da beleza estética, você terá um ambiente funcional e agradável, com o seu toque pessoal.

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Bivver Empreendimentos

Empresa incorporadora com empreendimentos no litoral de Santa Catarina.