7 dicas para trazer a natureza para dentro de casa

A experiência de isolamento social e confinamento exige buscar alternativas para amenizar a falta de contato com o ambiente externo. Trazer a natureza para dentro de casa certamente é uma forma de proporcionar bem-estar, aliviando picos de estresse e ansiedade.

Logo, mesmo aqueles que vivem nos grandes centros urbanos podem incluir dentro da sua rotina atividades que promovam essa reconexão com a natureza.

Estudos comprovam que o contato com a natureza pode trazer inúmeros benefícios para a saúde mental e física dos seres humanos. Essas pesquisas apontam inclusive a importância desses pequenos momentos dedicados a essa prática de reconexão. A proximidade com a natureza pode proporcionar bem-estar ao corpo humano, aliviando o estresse e possíveis crises de ansiedade.

Por isso, se você vive em grandes centros urbanos e não têm a possibilidade de frequentar parques e praças, não desanime! Confira abaixo 7 dicas de como trazer a natureza para dentro de casa.

Procurando um imóvel novo em Piçarras e região?

1. Abra portas e janelas e deixe o sol entrar

Observe locais e horários em que o sol entra no seu imóvel, para usufruir dos seus benefícios. Abra portas e janelas para aproveitar a energia, a luz natural e o calor. A exposição ao sol, mesmo que por alguns minutos todos os dias, estimula a produção de vitamina D. Além do mais, diminui o risco de depressão e até melhora a qualidade do sono.

2. Não esqueça de se hidratar

Água é vida e nosso corpo necessita de sua reposição com frequência. Por isso não esqueça de hidratar-se no decorrer do dia. A água ajuda a regular a temperatura corporal, facilita a absorção de nutrientes de outros alimentos e auxilia na desintoxicação. Além de prevenir o envelhecimento precoce por influenciar na hidratação da pele, deixando-a muito mais bonita e saudável.

O som tranquilizante emitido por fontes de água (esculturas), acalma e traz sensações positivas para os moradores da casa.

3. Ouça os sons da natureza

Se você mora em um local isolado, o simples ato de abrir portas e janelas já te permite ouvir o canto dos pássaros, os sons da chuva ou do balançar da copa das árvores.

Nas grandes cidades fica quase impossível ouvir sons que não sejam os mais agressivos ao nosso cérebro. Experimente deitar-se ou se sentar em uma posição confortável, utilizando fones de ouvidos com playlist de músicas reproduzindo sons da natureza. Feche os olhos e concentre-se nos sons de cachoeira, vento, chuva, animais, ondas e assim por diante.

4. Quanto mais plantinhas, melhor!

As plantas para dentro de casa trazem frescor, alegria e beleza para qualquer ambiente. No entanto, ao adquirir um vaso de planta, esteja atento quanto às características da espécie. Algumas plantas necessitam de sol abundante, enquanto outras só precisam de alguns minutinhos de luz.

Orquídea, espada de são jorge; costela de adão; suculentas e cactos, samambaias, violetas, jiboia, bambu da sorte e zamioculca são algumas espécies que podem ser cultivadas em ambientes internos.

5. Cultive sua própria horta

A falta de espaço não é mais desculpa para aqueles que desejam cultivar sua própria horta em casa. Nos dias de hoje é possível encontrar diversas jardineiras, vasos auto irrigáveis e modelos de jardins verticais que facilitam o cultivo de temperos e hortaliças.

Para quem busca uma alternativa criativa, existe a opção fazer uma horta com garrafa PET. Além de uma prática bastante saudável, é econômica e sustentável, pois utiliza resíduos que certamente seriam descartados na natureza.

6. Preze por uma alimentação saudável e pelo uso de produtos naturais

A maneira como nós cuidamos e alimentamos nosso corpo também pode nos aproximar da natureza. Nos dias de hoje é possível encontrar alimentos orgânicos, que saem da horta direto para sua mesa. Por isso, procure preparar refeições coloridas repletas de hortaliças e legumes.

Quanto aos produtos, fique atento tanto à procedência como ao prazo de validade. Mesmo em se tratando de produtos de beleza, pode-se optar por aqueles que são produzidos de forma sustentável. Preze por marcas que são cruelty-free, veganas, feitas com ingredientes naturais e que priorizam ao máximo matérias-primas e fornecedores brasileiros.

7. Pratique a meditação

A meditação é uma técnica prática que favorece o relaxamento e o equilíbrio mental e corporal. A técnica possibilita a diminuição da respiração, levando corpo e mente a um estado de paz, tranquilidade e bem-estar. Essa prática por sua vez nos aproxima da natureza do nosso ser.

Quando praticada em locais arborizados como parques e praças intensifica nosso estado de apreciação do momento. No entanto, se isso não for possível reserve um cantinho zen em sua casa. Descubra uma posição confortável e, utilizando um cronômetro, foque na sua respiração, feche os olhos e conduza seu pensamento à sensação do próprio corpo.

Vale mencionar que mesmo os mais inexperientes também podem se beneficiar de técnicas simples e sessões de poucos minutos.

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Bivver Empreendimentos

Empresa incorporadora com empreendimentos no litoral de Santa Catarina.